SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

segunda-feira, 5 de março de 2012

A mão invisível do mercado.


 

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO):


- Somos 7 bilhões de pessoas no planeta, das quais metade vive abaixo da faixa de pobreza, e 852 milhões sobrevivem com fome crônica.

Há quem afirme que o problema da fome é causado pelo excesso de bocas.

Dados da FAO:

-O mundo produz o suficiente para alimentar 11 bilhões de bocas.

O que há é falta de justiça, de partilha, e excessiva concentração de riqueza.

Fonte: trechos do artigo escrito por Frei Betto, hoje, no Globo.
       Esta perversidade do capitalismo se encontra presente no mundo inteiro, pois até mesmos os países que não aderiram ao sistema sofrem com as barreiras econômicas, enquanto os países super-desenvolvidos consomem exacerbadamente, vemos alguns países vivendo em extrema miséria. Bem está é a lógica capitalista, a qual explora, e onde os anseios do mercado estão acima de tudo.O fato é que esta lógica, tem que ser ser repensada, pois a mão invisível do mercado não deu conta de regular as econômias como acreditava Adam Smith, e o que vemos é a desigaldade.
           A verdade é que o capitalismo prega o consumismo exacerbado,criando na mente das pessoas a ilusão de que se precisa consumir, enquanto boa parte do mundo vive em condições precarias de vida, se todo o mundo consumise na mesma medida que os países desenvolvidos o planeta Terra não suportaria os 7 bilhões de pessoas. Atualmente vemos que alguns países vêm se destacando na economia, os chamados emergentes, se os países em desenvolvimento crescerem dentro da lógica capitalista o mundo estará a caminho do caos.
         O mundo produz o suficiente para que todos vivam bem, o problema é que a fome de muitos pagam o luxo de alguns, as pessoas devem se unir, sem distinção de cor, credo, nacionalidade, posição política, sabendo respeitar as diverenças, pois somos uma só raça, a raça humana, e qualquer um de se considere humano tem que se preocupar com a humanidade. Agora lhes pergunto cade os direitos humanos no mundo capitalista?Eles só aparecem, e são defendido por esses países que se acham os donos do mundo quando é para defender seus interesses políticos, quando cheios de hipocrisia denunciam e cobram de países que ainda resistem em não aderir ao sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário