SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

segunda-feira, 5 de março de 2012

Aqui a democracia é uma exceção.


      Vivemos em um país que se denomina democrático, mas o que vemos é que nem todos tem as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, o mesmo tratamento, então aonde está a democracia? (demo=povo e kracia=governo) esta palavra de origem grega, não expressa na prática o seu verdadeiro sentido e significado, pois não vejo a vontade do povo sendo realizada, e muito menos políticos que se preocupam com o bem estar da população.
O problema é que a maioria da população ainda não acordou, e não tem a real consciência de seus direitos. Estamos muito longe de conquistarmos uma democracia na prática, e como disse Anísio Texeira  "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública" (Anísio Texeira). Vendo esta frase de um dos grandes defensores da escola publica, penso existe democracia no Brasil?
Não existe democracia quando não se prepara as pessoas para que a exerça, e no Brasil a educação nunca preparou as pessoas para que elas exercessem a sua cidadania, despertou o senso critico, nem ofereceu uma formação de qualidade para todos capaz de oferecer as mesmas oportunidades.
Atualmente a educação se depara com inúmeros problemas, como a desqualificação do professor, falta de material, de estrutura, salas superlotadas, as series iniciais que são a base da educação a cargo dos municípios que nem sempre dispõem de recursos suficientes para oferecer uma educação de qualidade para as crianças, em fim uma serie de problemas que fica impossível discutir em um texto. Fato é que a nossa democracia está pela metade, pois não vejo muitas chances de um aluno pobre que sempre estudou em uma escola publica, concorrer em termos de igualdade com um aluno que sempre estudou em uma escola particular de qualidade, sim há exceções, mais isto não pode ser exceção, as oportunidades tem que ser para todos.
O poder público não oferece a escola publica, as mesmas condições que uma escola particular oferece  para seus alunos, e isto é que faz a diferença, não estou me referindo aos professores, pois na rede publica existem profissionais excelentes, melhores até que muitos da rede particular, pois os professores da escola publica são verdadeiros heróis, pois consegue, mesmo sem os mesmos recursos, fazer com que ainda haja exceções.O que falta é um investimento maciço em educação, que vai desde oferecer um salário digno para os professores até uma estrutura física descente, que seja capaz de garantir um bem estar a todos que participam do processo de ensino aprendizagem.
Não podemos pensar a escola publica, como sendo gratuita, ela não é de graça, pagamos nossos impostos, e temos o direito de exigir uma educação gratuita de qualidade para todos. A nossa democracia só será completa quando todos tiverem conhecimento e coragem para exigirmos o que é nosso de direito, isso se constrói com uma educação que forme seres pensantes. No entanto não é esse tipo de cidadão que os políticos querem. Isso explica o histórico descaso com a educação brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário