Ao analisar o processo
histórico da educação, podemos perceber que ela sempre esteve ligada aos
interesses de uma sociedade em determinado tempo. Hoje vemos que os paradigmas
tradicionais se mostraram limitados, e não conseguem mais responder aos
interesses das sociedades no ultimo século.
Iniciou-se então uma busca
por novos cominhos, por uma nova forma de ver e transmitir o conhecimento. Não
mais pautada na reprodução e memorização de conteúdos, onde o professor era o
detentor do conhecimento e o transmitia igualmente aprendeu. Mas por uma
educação que leve o aluno a pensar, e a produzir o seu próprio conhecimento, se
tornando um ser crítico capaz de intervir na sua própria realidade. Como mencionou o mestre Paulo Freire “Ensinar não é
apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou
a sua construção”
Diante de tais mudanças o
professor é o agente fundamental neste processo de transformação. É ele quem
atua na prática, e embora os currículos já busquem uma pedagogia mais critica e
reflexiva, na pratica ainda nos deparamos com resquícios da pedagogia
tradicional, pois a cultura escolar ainda se mostra muito forte, e ainda
resiste a esse necessária mudança de paradigmas.
O que vejo no ensino público, é uma grande parcela de professores atuando sem vontade, sem amor à profissão.Percebo que nas cidades do interior,a maioria está na docência,por ver nessa profissão a única opção de garantir uma renda e estabilidade.E com isso,uma grande resistência em mudar paradigmas, e aceitar novas visões.
ResponderExcluirnão vejo os professores como únicos culpados pelo fracasso da educação...no meu mode e ver, percebo que os professores ão muito mais vitimas do que culpados.
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