SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O processo de aprender a aprender.


Ao analisar o processo histórico da educação, podemos perceber que ela sempre esteve ligada aos interesses de uma sociedade em determinado tempo. Hoje vemos que os paradigmas tradicionais se mostraram limitados, e não conseguem mais responder aos interesses das sociedades no ultimo século.
Iniciou-se então uma busca por novos cominhos, por uma nova forma de ver e transmitir o conhecimento. Não mais pautada na reprodução e memorização de conteúdos, onde o professor era o detentor do conhecimento e o transmitia igualmente aprendeu. Mas por uma educação que leve o aluno a pensar, e a produzir o seu próprio conhecimento, se tornando um ser crítico capaz de intervir na sua própria realidade. Como  mencionou o mestre Paulo Freire “Ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção”
Diante de tais mudanças o professor é o agente fundamental neste processo de transformação. É ele quem atua na prática, e embora os currículos já busquem uma pedagogia mais critica e reflexiva, na pratica ainda nos deparamos com resquícios da pedagogia tradicional, pois a cultura escolar ainda se mostra muito forte, e ainda resiste a esse necessária mudança de paradigmas.  

2 comentários:

  1. O que vejo no ensino público, é uma grande parcela de professores atuando sem vontade, sem amor à profissão.Percebo que nas cidades do interior,a maioria está na docência,por ver nessa profissão a única opção de garantir uma renda e estabilidade.E com isso,uma grande resistência em mudar paradigmas, e aceitar novas visões.

    ResponderExcluir
  2. não vejo os professores como únicos culpados pelo fracasso da educação...no meu mode e ver, percebo que os professores ão muito mais vitimas do que culpados.

    ResponderExcluir