SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

segunda-feira, 19 de março de 2012

Professor:O herói do milênio.

Verdades da Profissão de Professor
  
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não “galinhas”. Pois, se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Comento:
Todos acreditam na importância que um bom professor tem na formação de uma pessoa. No entanto este reconhecimento não acontece na prática.
Os professores estão sobrecarregados de inúmeras responsabilidade, como  de educar, formar cidadãos e ainda ensinar os conteúdos, tudo isso em conflitos com inúmeros problemas familiares, econômicos trazidos pela maioria dos alunos, devida a realidade social do nosso país.  
A família e a sociedade responsabiliza a escola, o poder público cobra dos professores a salvação do mundo, no entanto,  esquecem de oferecerem apoio aos professores, com melhores salários, condições de trabalho, estrutura, enfim uma serie de recursos que faltam nas escolas, e que são fundamentais para uma boa educação.
Atualmente vemos vários discurso e propagandas em torno da educação e sua importância para uma sociedade desenvolvida, mas na prática muito pouco se tem feito. O sistema educacional brasileiro sobre por uma defasagem histórica, nunca nesse país a educação foi tratada como prioridade, mas todos acreditam e cobram dos profissionais que atuam nas escolas falhas do Brasil resultados. Muitos professores não tem ideia da dimensão da sua importância na sociedade.  Como pode, projetos que tramitam no senado e nas câmaras de deputados de todo o Brasil, que visam a melhoria da educação no país gerar tanta discussão e divergências entre os políticos? Qual o problema em destinar 10 % do PIB para educação? qual o medo em conceder os 100% royalties do petróleo?
Professores, a luta acontece todo dia, os protestos tem que ser constante, criando dia a dia, nos alunos a consciência de que as mudanças dependem de cada um de nós. Se você leu até aqui, não deixe de comentar e deixar a sua opinião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário