SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

terça-feira, 18 de setembro de 2012

De quem é a culpa?...


De quem é a culpa  do fracasso escolar, muitos condenam os docentes, mais a meu ver, o professor é mais vítima do que culpado. Vitima e cumprisse, pois se o descaso com a educação chega ao ponto em que está, de certa forma, é porque nós permitimos.   

Percebe-se muito nos profissionais a falta de ética,de  uma postura correta, de um profissional. O profissionalismo dos professores está deixando a desejar. Pois os alunos aprendem mais com exemplos do que com palavras, e como um professor vai cobrar uma postura adequada de seus alunos se ele mesmo não a tem? Muitos estão desatualizados e mal organizados, pois não planejam suas aulas, não se atualizam nos estudos. Um professor tem que estar sempre estudando e se organizando. Organizar as aulas e estar ciente do que está falando para seus alunos, tudo isto é essencial para se ter rendimento na sala.
Nota-se também, que nas salas de aula ha vários alunos sem educação, sem um conceito familiar ou afeto. A ausência de valores e de uma educação familiar é muito grande, os pais não estão sabendo ensinar, ou seja, educar seus filhos, e acabam deixando de passar alguns valores que são essenciais para uma vida em sociedade, como o respeito, o amor, o afeto, a compreensão, a amizade e etc. Acabou-se atribuindo mais esta função aos docentes.
A ausência dos pais na vida dos filhos é muito grande, muitos deles tem que trabalhar fora para o sustento do lar, onde acabam ficando ausentes na vida do filho. Todavia a presença dos pais é muito importante no desenvolvimento de seu filho. O sistema em que vivemos está cada vez mais sugando o nosso tempo, impedindo o dialogo entre as famílias, o que dificulta a relação entre pais e filhos, sem a presença dos pais, muitas vezes não sabem distinguir o certo do errado.
Sem a presença dos pais no cotidiano dos filhos fica complicado para o professor. Muitos alunos, das mais variadas classes sociais tem uma enorme dificuldade em aceitarem regras e limites, isto é o reflexo da sua vida familiar, pois com pais ausentes eles pensam que podem fazer o querem e quando querem, e quando entram em contato com a escola, acabam prejudicando a todos.
Todos estes fatos se juntam com mais uma série de outros, que não deixam de serem agravantes, como a falta de recursos e o comprometimento do estado em garantir uma educação de qualidade, em oferecer uma preparação adequada dos profissionais envolvidos na aprendizagem, uma melhor estrutura e recursos didáticos para o professor, enfim uma mudança nas estruturas da educação brasileira, pois a sociedade mudou muitos nos ultimas anos,e a escola não está acompanhando estas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário