SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

domingo, 18 de março de 2012

Aqui a democracia é uma exceção.



      Vivemos em um país que se denomina democrático, mas o que vemos é que , na verdade , nem todos tem as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, o mesmo tratamento.Então aonde está a democracia? (demo=povo e kracia=governo) esta palavra de origem grega, não expressa na prática o seu verdadeiro sentido e significado, pois não vejo a vontade do povo sendo realizada, e muito menos políticos que se preocupam com o bem estar da população.
O problema é que a maioria da população ainda não acordou, e não tem a real consciência de seus direitos. Estamos muito longe de conquistarmos uma real democracia.


 Anísio Texeira  "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública" (Anísio Texeira). Vendo esta frase de um dos grandes defensores da escola publica, penso existe democracia no Brasil?


Não existe democracia, quando o estado não prepara as pessoas para que a exerçam de forma autônoma a sua cidadania , O que vemos no Brasil, é que  a educação não prepara os alunos  para que  exerçam a cidadania, desperte o senso critico, ou  ofereça uma formação de qualidade para todos. O que vemos é um sistema de ensino falho, obsoleto, que formam pessoas alienadas, fáceis de serem governadas e exploradas. Bem, essa discussão sobre o sistema de ensino brasileiro é ampla, e não tenho a intenção de discutir nesse texto,  qual seria a melhor ou pior, apenas coloco aqui que, tanto os alunos como os professores estão se desgastando com esse sistema de ensino que já não atende mais os anseios da sociedade atual, isto está claro em qualquer  escola publica do país.
Atualmente a educação se depara com inúmeros problemas, como a desqualificação do professor, falta de material, de estrutura, salas superlotadas, as series iniciais que são a base da educação fica  a cargo dos municípios, que nem sempre dispõem de recursos suficientes para oferecer uma educação de qualidade para as crianças, parte importante  do alicerçamento do educando. Em fim uma serie de problemas que fica impossível discutir em um texto. Fato é que a nossa democracia está incompleta. Pois não vejo muitas chances de um aluno pobre, que sempre estudou em uma escola publica, concorrer em termos de igualdade com um aluno que sempre estudou em uma escola particular de qualidade, com todas estruturas financeira,  sim há exceções,alguns alunos de escola publicas conseguem se sobressaírem, e mesmo com todas as dificuldades e sem as mesmas estruturas, conseguem passar em uma universidade federal, em um curso de difícil concorrência, mais isto não pode ser exceção, as oportunidades e condições de disputa tem que ser igual para todos. E mesmo que o aluno não queira fazer uma faculdade, ele precisa ter uma formação que o torno capaz de alcançar a sua autonomia enquanto ser social.
O poder público não oferece a escola publica  as mesmas condições que uma escola particular pode oferece  para seus alunos, prefere gastar o nosso dinheiro, que é recolhido com os altos impostos, em politica e a para assegurar a lucratividade dos bancos e grandes empresas.  
A estruturação das escolas faz sim a diferença, não estou me referindo aos professores, pois na rede pública existem profissionais excelentes,pois são verdadeiros heróis, pois consegue, mesmo sem os mesmos recursos, fazer com que ainda haja exceções. 
O que falta é um investimento maciço em educação, que vai desde oferecer um salário digno para os professores, até uma estrutura física descente, que seja capaz de garantir um bem estar a todos que participam do processo de ensino aprendizagem , que tenha condições de valorizar diferentes inteligencias, e assim inserir um número maior de pessoas a sociedade.
Não podemos pensar a escola publica, como sendo gratuita, ela não é de graça, é paga com nossos impostos, e temos o direito de exigir uma educação publica  de qualidade para todos.
 A nossa democracia só será completa quando todos tiverem o conhecimento e a coragem de exigir o que é nosso de direito, e isso se constrói com uma educação que forme seres pensantes. No entanto não é esse tipo de cidadão que os políticos querem. Isso explica o histórico descaso com a educação brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário