SE TORNE MAIS UM PARTICIPANTE

segunda-feira, 19 de março de 2012

Professor:O herói do milênio.

Verdades da Profissão de Professor
  
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não “galinhas”. Pois, se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Comento:
Todos acreditam na importância que um bom professor tem na formação de uma pessoa. No entanto este reconhecimento não acontece na prática.
Os professores estão sobrecarregados de inúmeras responsabilidade, como  de educar, formar cidadãos e ainda ensinar os conteúdos, tudo isso em conflitos com inúmeros problemas familiares, econômicos trazidos pela maioria dos alunos, devida a realidade social do nosso país.  
A família e a sociedade responsabiliza a escola, o poder público cobra dos professores a salvação do mundo, no entanto,  esquecem de oferecerem apoio aos professores, com melhores salários, condições de trabalho, estrutura, enfim uma serie de recursos que faltam nas escolas, e que são fundamentais para uma boa educação.
Atualmente vemos vários discurso e propagandas em torno da educação e sua importância para uma sociedade desenvolvida, mas na prática muito pouco se tem feito. O sistema educacional brasileiro sobre por uma defasagem histórica, nunca nesse país a educação foi tratada como prioridade, mas todos acreditam e cobram dos profissionais que atuam nas escolas falhas do Brasil resultados. Muitos professores não tem ideia da dimensão da sua importância na sociedade.  Como pode, projetos que tramitam no senado e nas câmaras de deputados de todo o Brasil, que visam a melhoria da educação no país gerar tanta discussão e divergências entre os políticos? Qual o problema em destinar 10 % do PIB para educação? qual o medo em conceder os 100% royalties do petróleo?
Professores, a luta acontece todo dia, os protestos tem que ser constante, criando dia a dia, nos alunos a consciência de que as mudanças dependem de cada um de nós. Se você leu até aqui, não deixe de comentar e deixar a sua opinião. 

domingo, 18 de março de 2012

Aqui a democracia é uma exceção.



      Vivemos em um país que se denomina democrático, mas o que vemos é que , na verdade , nem todos tem as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, o mesmo tratamento.Então aonde está a democracia? (demo=povo e kracia=governo) esta palavra de origem grega, não expressa na prática o seu verdadeiro sentido e significado, pois não vejo a vontade do povo sendo realizada, e muito menos políticos que se preocupam com o bem estar da população.
O problema é que a maioria da população ainda não acordou, e não tem a real consciência de seus direitos. Estamos muito longe de conquistarmos uma real democracia.


 Anísio Texeira  "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública" (Anísio Texeira). Vendo esta frase de um dos grandes defensores da escola publica, penso existe democracia no Brasil?


Não existe democracia, quando o estado não prepara as pessoas para que a exerçam de forma autônoma a sua cidadania , O que vemos no Brasil, é que  a educação não prepara os alunos  para que  exerçam a cidadania, desperte o senso critico, ou  ofereça uma formação de qualidade para todos. O que vemos é um sistema de ensino falho, obsoleto, que formam pessoas alienadas, fáceis de serem governadas e exploradas. Bem, essa discussão sobre o sistema de ensino brasileiro é ampla, e não tenho a intenção de discutir nesse texto,  qual seria a melhor ou pior, apenas coloco aqui que, tanto os alunos como os professores estão se desgastando com esse sistema de ensino que já não atende mais os anseios da sociedade atual, isto está claro em qualquer  escola publica do país.
Atualmente a educação se depara com inúmeros problemas, como a desqualificação do professor, falta de material, de estrutura, salas superlotadas, as series iniciais que são a base da educação fica  a cargo dos municípios, que nem sempre dispõem de recursos suficientes para oferecer uma educação de qualidade para as crianças, parte importante  do alicerçamento do educando. Em fim uma serie de problemas que fica impossível discutir em um texto. Fato é que a nossa democracia está incompleta. Pois não vejo muitas chances de um aluno pobre, que sempre estudou em uma escola publica, concorrer em termos de igualdade com um aluno que sempre estudou em uma escola particular de qualidade, com todas estruturas financeira,  sim há exceções,alguns alunos de escola publicas conseguem se sobressaírem, e mesmo com todas as dificuldades e sem as mesmas estruturas, conseguem passar em uma universidade federal, em um curso de difícil concorrência, mais isto não pode ser exceção, as oportunidades e condições de disputa tem que ser igual para todos. E mesmo que o aluno não queira fazer uma faculdade, ele precisa ter uma formação que o torno capaz de alcançar a sua autonomia enquanto ser social.
O poder público não oferece a escola publica  as mesmas condições que uma escola particular pode oferece  para seus alunos, prefere gastar o nosso dinheiro, que é recolhido com os altos impostos, em politica e a para assegurar a lucratividade dos bancos e grandes empresas.  
A estruturação das escolas faz sim a diferença, não estou me referindo aos professores, pois na rede pública existem profissionais excelentes,pois são verdadeiros heróis, pois consegue, mesmo sem os mesmos recursos, fazer com que ainda haja exceções. 
O que falta é um investimento maciço em educação, que vai desde oferecer um salário digno para os professores, até uma estrutura física descente, que seja capaz de garantir um bem estar a todos que participam do processo de ensino aprendizagem , que tenha condições de valorizar diferentes inteligencias, e assim inserir um número maior de pessoas a sociedade.
Não podemos pensar a escola publica, como sendo gratuita, ela não é de graça, é paga com nossos impostos, e temos o direito de exigir uma educação publica  de qualidade para todos.
 A nossa democracia só será completa quando todos tiverem o conhecimento e a coragem de exigir o que é nosso de direito, e isso se constrói com uma educação que forme seres pensantes. No entanto não é esse tipo de cidadão que os políticos querem. Isso explica o histórico descaso com a educação brasileira. 

Campanha:Vamos melhorar os políticos do Brasil!!!

Abrace esta campanha!!!
Vamos todos contribuir para a melhoria dos nossos políticos!!!
Eles merecem!!! 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais exemplo e menos palavras.

        A maioria dos professores no Brasil ainda não acordaram para a  realidade. Os professores são uns dos poucos profissionais que tem o poder de formar opiniões. O futuro do mundo passa diariamente nas mãos dos professores,e  todos precisam ter a consciência de que podem intervir no mundo.
    Infelizmente uma grande parte não sabe do poder que tem nas mãos, e não utiliza este poder para transformar a realidade.
Precisa- se é formar pessoas pensantes, críticas, que não tenham medo de revindicar seus direitos, que não aceitem tudo de cabeça baixa e que não acreditem que tudo é uma fatalidade.
    Mas como sabemos que os alunos aprendem muito mais pelo exemplo do que pelas palavras, os professores não podem se eximir da luta, luta legitima por uma educação de qualidade, luta que vai muito além de salários melhores para os docentes, é preciso uma mudança profunda no sistema de ensino, mais estruturas nas escolas, mais recursos e materiais didáticos, em fim, uma serie de problemas, que devem ser discutidos por pessoas que conheçam a educação afundo, que saibam realmente o que é ser professor, que conheça a realidade de uma sala de aula, e não por políticos demagogos, que insistem em reformas na educação, quando o que se precisa é uma mudança nas estruturas, e esta mudança tem que ser realizadas por pessoas que conheçam a realidade da educação no Brasil.  
      Não podem ficar parados aceitando pacientemente a boa vontade dos políticos em dar um aumento de salario, pois isso só mascara a realidade, não estamos pedindo esmola quando pedimos uma escola de qualidade, estamos somente querendo um futuro melhor, o que acredito eu, ser uma vontade da maioria da população, quem não quer uma país sem violência, sem miséria , com menos desigualdade? Com profissionais bem capacitados,  políticos com o minimo de bom senso, e etc.?..Porém isto só é possível através da educação, espero que nestes dias, em que os professores prometem realizar a maior manifestação da história pela valorização da educação, todos tenham consciência do poder e importância que tem a educação,  que não se amedrontem e saiam em devesa de seus direitos.  
         



















terça-feira, 13 de março de 2012

A Educação Liberta!!!

Alguém acredita que existe liberdade no Brasil?
A nossa liberdade existe desde que não ameace os interesses de que está no poder.
É por este motivo que nunca na história deste país a educação foi tratado como prioridade.
Pois ela liberta as pessoas da ignorância, da alienação, da dependências de políticos que só pensam em voto.
Ela leva o cidadão a pensar, criticar, exigir o que é seu de direito e lutar por melhores condições de vida.
Bem isto é tudo que quem está no poder não quer...

Saiba por que não se investe em Educação no Brasil?

Este material é uma compilação de vídeos postados no youtube que expõem, por meio de discursos do senador Cristovam Buarque, do jornalista Alexandre Garcia e da professora Amanda Gurgel, a situação que se encontra há anos a educação no Brasil. Este vídeo é parte de uma apresentação preparada pela segunda turma de pós-graduação em Gestão Pública para Resultados da Universidade Estadual de Minas Gerais -- UEMG.

Não deixe de comentar...levante sua voz!!!

domingo, 11 de março de 2012

A educação não pode viver de esmola.

Um reajuste no piso salarial de uma classe de trabalhadores que é a base para que uma sociedade se desenvolva plenamente, provoca uma serie de debates entre estados, municípios e a união. Alguns estados e municípios alegam que não tem condições para pagarem o piso aos professores. Por outro lado a (Lei n° 11.738/2008) garante que a união complemente o pagamento. No entanto a união, através de MEC diz que só repassara o dinheiro a que conseguir comprovar a falta de recuso para pagamento do professores.
Isso só comprova a falta de respeito com a rede publica de ensino, a educação não pode viver de migalhas. Este valor está muito longe do ideal, e já causa inúmeros debates, isto comprova o descaso geral e histórico dos governantes  com a educação no Brasil.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Levante sua voz!!!


Apelo de um professor!!!



NÃO DEIXE DE COMENTAR..

Prefeitos protestam contra o aumento no salário dos professores.

O impacto do aumento para as prefeituras será de R$ 7 bilhões e que 30% dos municípios já não estão conseguindo pagar o salário atual.Lembrando que o valor atual do piso é cerca de R$ 1450,00, ou seja, um aumento de mais de 22%, o que já demonstra um modesto avanço no índice de reajuste a serem utilizados como parâmetro para a base dos servidores da educação, conseguidos através de muita luta pelos sindicatos da educação e CNTE.
Caso as prefeituras ainda se recusem em pagar o valor correto do piso, isso acarretará no futuro muitos processos judiciais, pois os servidores cobrarão o retroativo, o que seria um caos total para a economia, uma vez que esses retroativos são acrescidos de jurus e correção monetária, causando descontrole nas contas, já que milhares de professores ingressariam com as respectivas ações de cobranças.

Fonte: SINTEPP

comento:

Este é somente um modesto reajuste, a porcentagem  de 22% pode assustar alguns  políticos, animar  alguns educadores, mais na realidade o aumento foi de R$264, um valor muito pequeno se comparado ao salário dos políticos de todo o pais.
O pior é que isso só mascara uma triste realidade, onde os profissionais que atuam na educação são tratados com imenso descaso.

Saiba como chamar a atenção dos alunos.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Quem se importa com isso???

Como teremos uma educação de qualidade?
Se um professor, devido ao salário que ganha precisa se multiplicar, para garantir sua sobrevivência.
Só quem é professor é que sabe o quanto esta profissão é desgastante, e requer tempo disponível para que passa preparar boas aulas, precisa de dinheiro para se especializar, comprar livros e materiais para que suas aulas sejam mais atrativas.
Mas quem se importa com isso???

terça-feira, 6 de março de 2012

Ordem e progresso...

Não é esse tipo de ensino e educação que o Brasil precisa.
É necessário que as gerações futuras tenham mais coragem para cobrar seus direitos!!!
Não sejam alienados que aceitam tudo de cabeça baixa!!!
Que tenham consciência de que em uma democracia o poder está em suas mão!!!
Que o lema de nossa bandeira não seja ordem para os pobres e progresso para os ricos.

segunda-feira, 5 de março de 2012

MATEMÁTICA DE MENDIGO


Tenho que dar os parabéns ao estagiário que elaborou essa pesquisa, pois o resultado que ele conseguiu obter é a mais pura realidade.
Preste atenção….
Um sinal de trânsito muda de estado em média a cada 30 segundos (trinta segundos no vermelho e trinta no verde). Então, a cada minuto um mendigo tem 30 segundos para faturar em media pelo menos R$ 0,20, o que numa hora dará: 60 x 0,20 = R$12,00.
Se ele trabalhar 8 horas por dia, 25 dias por mês, num mês terá faturado: 25 x 8 x 12 = R$ 2.400,00.
Será que isso é uma conta maluca?
Bom, 12 reais por hora é uma conta bastante razoável para quem está no sinal, uma vez que, quem doa nunca dá somente 20 centavos e sim 30, 50 e às vezes até 1,00.

Mas, tudo bem, se ele faturar a metade: R$ 6,00 por hora terá R$1.200,00 no final do mês.. Ainda assim, quando ele consegue uma moeda de R$1,00 (o que não é raro), ele pode descansar tranqüilo debaixo de uma árvore por mais 9 viradas do sinal de trânsito, sem nenhum chefe pra ‘encher o saco’ por causa disto.
Mas considerando que é apenas teoria, vamos ao mundo real.
De posse destes dados fui entrevistar uma mulher que pede esmolas, e que sempre vejo trocar seus rendimentos na padaria. Então lhe perguntei quanto ela faturava por dia. Imagine o que ela respondeu?
É isso mesmo, de 45 a 55 reais em média o que dá (25 dias por mês) x 45 = 1.125 ou 25 x 55 = 1375, então na média R$ 1.100,00 e ela disse que não mendiga 8 horas por dia.
Moral da História :
É melhor ser mendigo do que estagiário (e muito menos PROFESSOR), e pelo visto, ser estagiário e professor, é pior que ser Mendigo…
Se esforce como mendigo e ganhe mais do que um estagiário ou um professor.
Estude a vida toda e peça esmolas; é mais fácil e melhor que arrumar emprego.
E lembre-se :
Mendigo não paga 1/3 do que ganha pra sustentar um bando de ladrão.
Viva a Matemática.
Que país é esse?

A educação não pode mais viver de migalhas.

Reproduzo, é claro, para mostrar o descaso com a educação no Brasil.

Pesquisa da Unesco: Salário do professor no Brasil é o 3º pior do mundo


É o que mostra pesquisa feita em 40 países pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgada ontem, em Genebra, na Suíça. A situação dos brasileiros só não é pior do que a dos professores do Peru e da Indonésia.
Um brasileiro em início de carreira, segundo a pesquisa, recebe em média menos de US$ 5 mil por ano para dar aulas. Isso porque o valor foi calculado incluindo os professores da rede privada de ensino, que ganham bem mais do que os professores das escolas públicas. Além disso, o valor foi estipulado antes da recente desvalorização do real diante do dólar. Hoje, esse resultado seria ainda pior, pelo menos em relação à moeda americana.
Na Alemanha, um professor com a mesma experiência de um brasileiro, ganha, em média, US$ 30 mil por ano, mais de seis vezes a renda no Brasil. No topo da carreira e após mais de 15 anos de ensino, um professor brasileiro pode chegar a ganhar US$ 10 mil por ano. Em Portugal, o salário anual chega a US$ 50 mil, equivalente aos salários pagos aos suíços. Na Coréia, os professores primários ganham seis vezes o que ganha um brasileiro.
Com os baixos salários oferecidos no Brasil, poucos jovens acabam seguindo a carreira. Outro problema é que professores com alto nível de educação acabam deixando a profissão em busca de melhores salários.
O estudo mostra que, no País, apenas 21,6% dos professores primários têm diploma universitário, contra 94% no Chile. Nas Filipinas, todos os professores são obrigados a passar por uma universidade antes de dar aulas.
A OIT e a Unesco dizem que o Brasil é um dos países com o maior número de alunos por classe, o que prejudica o ensino. Segundo o estudo, existem mais de 29 alunos por professor no Brasil, enquanto na Dinamarca, por exemplo, a relação é de um para dez.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o salário médio do docente do ensino fundamental em início de carreira no Brasil é o terceiro mais baixo do mundo, no universo de 38 países desenvolvidos e em desenvolvimento. O salário anual médio de um professor na Indonésia é US$ 1.624, no Peru US$ 4.752 e no Brasil, US$ 4.818, o equivalente a R$ 11 mil. A Argentina, por sua vez, paga US$ 9.857 por ano aos professores, cerca de R$ 22 mil, exatamente o dobro. Por que há tanta diferença?

Fonte: www.diariodaclasse.com.br

A miséria na fartura.


Como um país tão rico pode ter tanta miséria?Isto não é estranho em si tratando de Brasil, o lugar onde a riqueza e a pobreza estão em constante confronto. O nosso pais sempre esteve nas mão das oligarquias, e nunca sofreu uma mudança nas estruturas, todas as nossas “Revoluções” foram apenas fantasiosas, nem a independência, nem a república, nem a revolução de 1930, nem a de 1964 e nem mesmo as diretas já foram capazes de realizar alguma mudança significativa, sempre deixando a minoria composta pelos ricos concentrarem nas suas mãos o poder e o capital, enquanto isto a maioria da população fica a merce, trabalhando, lutando, recebendo migalhas e sonhando com um futuro melhor. Esta maioria está dividida em inúmeras minorias, e não se dão conta que juntas formão a maioria.
Nos acostumamos a pagarmos nossos impostos,onde o maior peso da carga tributara cai sobre a população das classes mais baixas, e sem exigir nossos direitos, deixamos os políticos à vontade para fazer o que é melhor para eles, e ainda quando realizam alguma obra, são tratados quase como santos, e na verdade não estão fazendo mais do que a obrigação, pois são bem pagos para isso, e estão fazendo é com o nosso dinheiro, são eles os nossos empregados, e o que é publico não é de graça. Enquanto isso a desigualdade continua a habitar o nosso país.
            Infelizmente este antagonismos  se encontra presente no mundo inteiro, enquanto os países super-desenvolvidos consomem exacerbadamente, vemos alguns países da África vivendo em extrema miséria. Bem está é a lógica capitalista, a que explora e onde os anseios do mercado estão acima de tudo, no entanto nem os países que se dizem socialistas ou comunistas foram capazes de resolver o problema da desigualdade.Será isto uma fatalidade, o mal do século?Ou 

A mão invisível do mercado.


 

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO):


- Somos 7 bilhões de pessoas no planeta, das quais metade vive abaixo da faixa de pobreza, e 852 milhões sobrevivem com fome crônica.

Há quem afirme que o problema da fome é causado pelo excesso de bocas.

Dados da FAO:

-O mundo produz o suficiente para alimentar 11 bilhões de bocas.

O que há é falta de justiça, de partilha, e excessiva concentração de riqueza.

Fonte: trechos do artigo escrito por Frei Betto, hoje, no Globo.
       Esta perversidade do capitalismo se encontra presente no mundo inteiro, pois até mesmos os países que não aderiram ao sistema sofrem com as barreiras econômicas, enquanto os países super-desenvolvidos consomem exacerbadamente, vemos alguns países vivendo em extrema miséria. Bem está é a lógica capitalista, a qual explora, e onde os anseios do mercado estão acima de tudo.O fato é que esta lógica, tem que ser ser repensada, pois a mão invisível do mercado não deu conta de regular as econômias como acreditava Adam Smith, e o que vemos é a desigaldade.
           A verdade é que o capitalismo prega o consumismo exacerbado,criando na mente das pessoas a ilusão de que se precisa consumir, enquanto boa parte do mundo vive em condições precarias de vida, se todo o mundo consumise na mesma medida que os países desenvolvidos o planeta Terra não suportaria os 7 bilhões de pessoas. Atualmente vemos que alguns países vêm se destacando na economia, os chamados emergentes, se os países em desenvolvimento crescerem dentro da lógica capitalista o mundo estará a caminho do caos.
         O mundo produz o suficiente para que todos vivam bem, o problema é que a fome de muitos pagam o luxo de alguns, as pessoas devem se unir, sem distinção de cor, credo, nacionalidade, posição política, sabendo respeitar as diverenças, pois somos uma só raça, a raça humana, e qualquer um de se considere humano tem que se preocupar com a humanidade. Agora lhes pergunto cade os direitos humanos no mundo capitalista?Eles só aparecem, e são defendido por esses países que se acham os donos do mundo quando é para defender seus interesses políticos, quando cheios de hipocrisia denunciam e cobram de países que ainda resistem em não aderir ao sistema capitalista.

Aqui a democracia é uma exceção.


      Vivemos em um país que se denomina democrático, mas o que vemos é que nem todos tem as mesmas oportunidades, os mesmos direitos, o mesmo tratamento, então aonde está a democracia? (demo=povo e kracia=governo) esta palavra de origem grega, não expressa na prática o seu verdadeiro sentido e significado, pois não vejo a vontade do povo sendo realizada, e muito menos políticos que se preocupam com o bem estar da população.
O problema é que a maioria da população ainda não acordou, e não tem a real consciência de seus direitos. Estamos muito longe de conquistarmos uma democracia na prática, e como disse Anísio Texeira  "Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública" (Anísio Texeira). Vendo esta frase de um dos grandes defensores da escola publica, penso existe democracia no Brasil?
Não existe democracia quando não se prepara as pessoas para que a exerça, e no Brasil a educação nunca preparou as pessoas para que elas exercessem a sua cidadania, despertou o senso critico, nem ofereceu uma formação de qualidade para todos capaz de oferecer as mesmas oportunidades.
Atualmente a educação se depara com inúmeros problemas, como a desqualificação do professor, falta de material, de estrutura, salas superlotadas, as series iniciais que são a base da educação a cargo dos municípios que nem sempre dispõem de recursos suficientes para oferecer uma educação de qualidade para as crianças, em fim uma serie de problemas que fica impossível discutir em um texto. Fato é que a nossa democracia está pela metade, pois não vejo muitas chances de um aluno pobre que sempre estudou em uma escola publica, concorrer em termos de igualdade com um aluno que sempre estudou em uma escola particular de qualidade, sim há exceções, mais isto não pode ser exceção, as oportunidades tem que ser para todos.
O poder público não oferece a escola publica, as mesmas condições que uma escola particular oferece  para seus alunos, e isto é que faz a diferença, não estou me referindo aos professores, pois na rede publica existem profissionais excelentes, melhores até que muitos da rede particular, pois os professores da escola publica são verdadeiros heróis, pois consegue, mesmo sem os mesmos recursos, fazer com que ainda haja exceções.O que falta é um investimento maciço em educação, que vai desde oferecer um salário digno para os professores até uma estrutura física descente, que seja capaz de garantir um bem estar a todos que participam do processo de ensino aprendizagem.
Não podemos pensar a escola publica, como sendo gratuita, ela não é de graça, pagamos nossos impostos, e temos o direito de exigir uma educação gratuita de qualidade para todos. A nossa democracia só será completa quando todos tiverem conhecimento e coragem para exigirmos o que é nosso de direito, isso se constrói com uma educação que forme seres pensantes. No entanto não é esse tipo de cidadão que os políticos querem. Isso explica o histórico descaso com a educação brasileira. 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Incoerência nacional...

   É no minimo incoerente o que acontece no Brasil com os professores, um profissional que é a base de uma sociedade deveria ser tratado com mais respeito e seriedade. O descaso histórico com a educação é tanto que quando há um reajuste salarial para os professores, isto vira motivo de noticia e espanto, e até euforia de alguns professores. O fato é que isso só mascara a realidade da escola publica brasileira. Não é só o professor que deve ser valorizado e bem remunerado, mais sim todo o ambiente em que ele trabalha junto com todos os funcionários que atuam na educação.
          Vejamos!!! A escola é responsável pela formação das crianças e jovens, seres que são o futuro do País. A educação não pode mais ficar sobrevivendo de migalhas, escola pública não é sinônimo de escola gratuita, ela é mantida com o os impostos arrecadados pelo governo, que diga se de passagens não são poucos, e se o dinheiro é nosso, somos nós que deveríamos dizer o quanto e aonde seria melhor gasta lo. 
            E acredito que a educação é o setor que alicerça a sociedade.Quanto mais escolas de qualidade forem construídas, menos cadeias serão necessárias, menos policiais nas ruas, menos pessoas se matando e passando fome. As pessoas de modo geral, teriam melhores condições de vida , consciência e conhecimento, para se prevenirem, o que reduziria até as doenças, reduzindo o problema dos hospitais públicos super lotados.Se todos concordam que o tripé essencial para o bem estar de uma sociedade é educação saúde e segurança, veja a educação como essencial, da qual sem ela nada adianta. Vendo por este prisma, o pais só teria a ganhar com um investimento maciço em educação, há exemplo de vários países que a tempos vem investindo em educação, o que levou ao bem estar de um modo geral, e a diminuição de vários problemas, mas porque isso não acontece aqui?
             O problema aqui no Brasil, é que investimento em educação não ganha eleição, pois a educação é um processo, ela não vai mudar o Brasil do dia pra noite, até porque os problemas são muitos. Para que este investimento de resultados satisfatório leva tempo, muito mais que quatro anos, e a maioria dos políticos só estão interessados em se reelegerem, e assim continuar manando o dinheiro publico, que ainda por cima é de todos nós.